Database : HANSEN
Search on : PROMOCAO DA SAUDE/TEND [Subject descriptor]
References found : 3 [refine]
Displaying: 1 .. 3   in format [Detailed]

page 1 de 1

  1 / 3 HANSEN  
              next record last record
select
to print
Id:18327
Author:Óbregón, Diana
Title:The anti-leprosy compaign in Colômbia: the rhetoric of higiene and science, 1920-1940 ..-
Source:s.l; s.n; 2003. 118p p. .
Abstract:Desde a década de 1920, a comunidade médica percebeu que o controle da hanseníase baseada na segregação dos pacientes erea ineficaz e dispendiosa. Na década de 1930, o novo governo, mais liberal, incorporou a hanseníase às instituições sanitárias gerais, ao fundir o Serviço de Leprosários ao Departamento Nacional de Higiene. O isolamento começou a ser substituído por uma estratégia geral de saúde pública, que envolvia outras doenças. Prevenção e pesquisa foram valorizados, e as autoridades passaram a ver a hanseníase à luz da racionalidade econômica, enfatizando as terapias e tornando-as obrigatórias. Os avanços no tratamento tornaram-se largamente disponíveis. Entretanto, a imagem da hanseníase como doença especial e a segregação de seus doentes estavam profundamente arraigados na cultura e nas instituições colombianas. A retórica mudou, mas acabar com várias décadas de perseguição não foi tarefa fácil.
Descriptors:HANSENIASE/clas
HANSENIASE/compl
HANSENIASE/diag
HANSENIASE/epidemiol
HANSENIASE/imunol
HANSENIASE/microbiol
HANSENIASE/transm
PROMOCAO DA SAUDE/hist
PROMOCAO DA SAUDE/tend
HOSPITAIS DE DERMATOLOGIA SANITARIA DE PATOLOGIA TROPICAL/clas
 HOSPITAIS DE DERMATOLOGIA SANITARIA DE PATOLOGIA TROPICAL/hist
 HOSPITAIS DE DERMATOLOGIA SANITARIA DE PATOLOGIA TROPICAL/tend
 HOSPITAIS DE DERMATOLOGIA SANITARIA DE PATOLOGIA TROPICAL/util
 SAUDE PÚBLICA/hist
 SAUDE PÚBLICA/tend
Limits:HUMANO
Location:BR191.1; 01177/s


  2 / 3 HANSEN  
              first record previous record next record last record
select
to print
Id:17711
Author:Cavaliere, Flavia Amorim Meira
Title:Estrategias para o exame de contatos de hanseniase: avaliacao de desempenho em area urbana endemica do Rio Janeiro Strategies for the leprosy contact exam: performance evaluation on the Rio de Janeiro´s urban endemic area-
Source:Rio de Janeiro; s.n; mar. 2005. xvi,88 p. ilus, tab, graf.
Thesis:Present for Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Medicina presented for the degree Mestre.
Abstract:Fundamentacao teorica: Tendo em vista a meta de eliminacao da hanseniase de atingir uma prevalencia de menos de 1 doente em 10 mil habitantes, a vigilancia de contatos, por ser o grupo de maior risco, e o diagnostico precoce, tem sido prioritarios nos programas de controle da doenca. Apesar da recomendacao atual de examinar todos os contatos intradomiciliares dos casos novos de todas as formas clinicas de hanseniase, o cumprimento desta norma vem sendo negligenciado no pais. O municipio de Duque de Caxias apresenta prevalencia e incidencia de hanseniase de 6,17 e 4,09 por 10 mil habitantes, indicadores considerados alto e hiperendemico. A ausencia de dados oficiais sobre o exame de contatos nesta regiao sugere a baixa efetividade desta medida, estimulando o estudo em questao. Objetivos: Avaliar o desempenho da vigilancia de contatos na rotina, em campanhas e em visitas domiciliares, realizadas no segundo distrito de Duque de Caxias, quanto a deteccao de casos novos e o diagnostico precoce, utilizando as variaveis: numero de casos novos em contatos, número de lesoes cutaneas, forma clinica e grau de incapacidade fisica. Avaliar as taxas de deteccao de casos novos e as proporcoes de formas clinicas precoces encontrados antes e apos as intervencoes, no segundo distrito e no municipio. Delineamento do estudo: Estudo de intervencao comunitario, controlado, no segundo distrito de Duque de Caxias em comparacao com os demais distritos. Foram 2 intervencoes: campanhas de sintomaticos dermatologicos focalizadas, em 2002 e 2003. A coleta de dados foi feita a partir do banco SINAN e questionarios do projeto. Resultados: As campanhas foram 5 e 10 vezes mais eficientes na deteccao de casos em contatos, em relacao a rotina em 2002 e as visitas domiciliares em 2003, tendo apresentado percentual de deteccao de 13,9 contra 2,5 e 1,3, respectivamente. O diagnostico precoce, isto é, o grau 0 de incapacidade fisica, foi alcancado em 100% dos contatos diagnosticados nas campanhas e em 91,7% dos contatos das visitas. Com uma cobertura de 86,6%, aas visitas possibilitaram examinar 56,8% dos contatos domiciliares nao examinados anteriormente pela rotina. As intervencoes em conjunto incrementaram em 100% e 150% a deteccao em contatos na area do estudo, tendo produzido efeito em menos escala, no municipio. O segundo distrito diagnosticou o maior numero de casos da forma indeterminada e com grau 0 de incapacidades comparado com os demais distritos, nos anos das intervencoes...(AU).
Descriptors:HANSENIASE/diag
HANSENIASE/epidemiol
HANSENIASE/prev
PROMOCAO DA SAUDE/métodos
PROMOCAO DA SAUDE/tend
PROMOCAO DA SAUDE/util
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLOGICA
TRIAGEM DE MASSA/métodos
Limits:RELATO DE CASO
HUMANO
Location:BR191.1; WC335.102.20, C314e


  3 / 3 HANSEN  
              first record previous record
select
to print
Texto Completo-Pt
Id:7017
Author:Mesquita, Andre Petrarca de.
Title:A educacao sanitaria em hanseniase / Health education in Hansen's disease
Source:Hansen. Int;8(2):148-149, dez. 1983. .
Abstract:Objetiva-se a importancia da educacao sanitaria na profilaxia da hanseniase. Recomenda-se que as campanhas anti-hansenicas sejam feitas apenas para os medicos, paramedicos, doentes e comunicantes, pois o publico em geral nao se mostra interessado. Salienta-se ainda que os doentes esclarecidos podem ser eficientes colaboradores na descoberta de casos novos e na profilaxia da doenca. (AU).
Descriptors:HANSENIASE
CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRATICA
 EDUCAÇAO EM SAUDE
 PROMOÇAO DA SAUDE
Electronic Medium:http://hansen.bvs.ilsl.br/textoc/hansenint/v01aov20/1983/PDF/v8n2/v8n2a08.pdf / Pt
Location:BR191.1



page 1 de 1
   


Refine the search
  Database : HANSEN Advanced form   
Search for : Free form   

    Search in field  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS

IAH - © BIREME/PAHO/WHO
Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information